Se tem algo que é tradição, tanto quanto pular as 7 ondinhas ou fazer a lista de metas, é a faxina de final de ano.
Esse é aquele momento de abrir espaço para coisas novas, tirar tudo o que não serve mais, está estragado ou em desuso e começar o ano com a casa renovada.
Por mais que seja óbvio há alguns truques e segredinhos para fazer a melhor faxina de final de ano da sua vida, facilitar a sua rotina e começar com pé direito.
-
Abra espaço
Um dos maiores motivos para a bagunça e desorganização de uma casa é ter coisas em excesso. Objetos, bibelôs, lembrancinhas, roupas que não servem mais ou não fazem mais parte do seu estilo, itens que você comprou jurando que usaria um dia e nunca usou, eletrônicos estragados, remédios ou alimentos vencidos… neste momento, você vai precisar de uma boa dose de desapego (e coragem) para separar tudo o que pode ser descartado.
Organize os itens que serão descartados nas seguintes categorias:
– Doação
– Venda
– Conserto
– Lixo
-
Setorize a limpeza
Faxina é algo cansativo e minucioso, mas como você fez direitinho a tarefa anterior, vai ficar mais fácil.
A primeira coisa a se fazer é listar tudo o que vai precisar de uma atenção especial, por exemplo: limpeza do guarda-roupas, organização de gavetas, limpeza de portas e batentes, etc.
Assim que tiver a lista completa, setorize o trabalho de acordo e categorias básicas:
– Prioridade: o que precisa ser limpo e/ou organizado primeiro e o que pode ficar por último;
– Dificuldade: o que leva mais/menos tempo ou é mais difícil de limpar e/ou organizar. Isso vai ser muito importante na hora de distribuir as tarefas;
– Setor: você pode agrupar tarefas parecidas, mesmo que estejam em ambientes diferentes, como organizar todas as gavetas ou armários; limpar todas as portas e/ou janelas; aspirar todos os colchões da casa; lavar as cortinas e roupas de cama; higienizar o ar condicionado e/ou ventiladores e daí por diante;
– Ambiente: se preferir, você pode faxinar cada cômodo por dia ou de acordo com o tempo que você definiu para essa atividade.
-
Coloque em prática
Se você tiver como fazer em um só dia, ótimo, mas como não é a realidade de muitas pessoas, vamos sugerir outra estratégia:
– Defina quantos dias você terá para se dedicar à faxina;
– Distribua a sua lista de tarefas de acordo com a prioridade, dificuldade, setor ou ambiente;
– Com a lista de tarefas em mãos, verifique quais materiais de limpeza ou acessórios serão necessários para que não precise sair no meio do processo e acabar perdendo o ritmo, desanimando ou deixando para depois;
– De preferência, deixe o celular em outro cômodo, silencie as notificações e coloque uma playlist bem animada, com suas músicas preferidas, para levantar o seu astral e dar mais disposição;
– Separe seus lanches e refeições com antecedência, para ganhar tempo.
-
Conte com ajuda profissional: contrate uma diarista
Contar com ajuda de uma diarista vai ser um diferencial para a sua faxina de final de ano ser um verdadeiro sucesso. Uma diarista vai te ajudar a otimizar tempo, fazer o trabalho mais pesado e ser aquela aliada perfeita, que toda dona de casa precisa.
Se você é do Rio de Janeiro, nós teremos o maior prazer em te ajudar nessa missão. É só entrar em contato neste link e falar com a nossa equipe de atendimento via Whatsapp: Atendimento MagiClean.
Agora que você já sabe os 4 truques e segredos para fazer a melhor faxina de final de ano da sua vida, é hora de começar! Já pegue papel e caneta, faça a sua lista, defina o seu cronograma e, se precisar, chama a gente pra ajudar!