Tarefas domésticas para crianças: por onde começar?

Uma das maiores queixas e dificuldades de quem sempre reclama que a casa está uma bagunça, é não ter a cooperação dos demais moradores. Isso já aconteceu com você?

É realmente difícil lidar com pessoas bagunceiras, principalmente quando você é a única que arruma, concorda?

E quando quem bagunça são as crianças? É um pouquinho mais complicado, né? Crianças ainda não tem a maturidade necessária para entender, como nós adultos, que casa bagunçada, objetos fora do lugar e sujeira, não é só desagradável, é também, uma questão de bem-estar e saúde mental.

E se as crianças fossem estimuladas, desde cedo, a fazerem tarefas simples, de acordo com a capacidade e idade delas? Além de ajudarem com as tarefas, desenvolverão senso de responsabilidade e cooperação e todo mundo sai ganhando.

Antes de tudo, é importante lembrar que as crianças não farão as tarefas como profissionais. São apenas crianças. Cobrança excessiva por uma roupa dobrada com maestria, são totalmente

dispensáveis. A ideia é inserir os pequenos na rotina de limpeza da casa.

 

POR ONDE COMEÇAR?

1- Como dito antes, a intenção é encorajar os pequenos a entenderem a importância de ajudar a limpar e a manter a casa limpa e organizada. Isso pode ser feito de uma forma muito leve, lúdica e divertida para todos.

2- Com isso em mente, se puder, compre um kit de itens de limpeza como: vassoura, rodo e pá, proporcionais ao tamanho da criança. Com certeza ajudará a tornar o momento prazeroso.

3- Depois, é preciso se atentar ao tipo de tarefa que a criança já tem capacidade para fazer. Você pode se guiar pela idade, por exemplo.

 

Clique aqui para fazer o download  uma tabela para te direcionar e te dar uma noção melhor, de como delegar pequenas tarefas, de acordo com a idade da criança.

 

DICAS

  1. Cada casa e cada família funciona de um jeito e tem a sua própria rotina, então, faça as alterações que
  2. julgar necessárias.
  3. Não se esqueça de crianças precisam de estímulos e exemplos, muito mais que “ordens”.
  4. A criança está aprendendo, não use de rispidez e guarde a crítica para você. Tudo bem direcionar e
  5. ensinar a fazer da forma correta, mas não deixe a criança ficar com a sensação de que ela não é capaz.
  6. Exercite a sua paciência
  7. Elogie, incentive e agradeça. Sempre.

_____________________________________

Você conhece a MagiClean?

Somos uma empresa especializada em serviços de limpeza residencial e corporativa. Cuidamos da sua casa com toda a atenção e carinho, para que você otimize seu tempo e viva o melhor da vida, fazendo tarefas que te dão mais prazer.

Atendemos as cidades do Rio de Janeiro e Niterói e você pode ter mais informações sobre os nossos preços e serviços >> AQUI <<

Leave a comment