Você quer aprender a planejar as refeições da semana de forma prática?

Você já comprou itens repetidos no supermercado ou esqueceu de algo importante simplesmente porque não se planejou antes de sair de casa? Se isso acontece com frequência, talvez esteja na hora de organizar melhor.

Pode parecer perda de tempo fazer uma lista de compras ou planejar as refeições da semana, mas acredite, você só tem a ganhar. Sabendo com antecedência todo o cardápio da semana, você otimiza seu tempo e ainda economiza dinheiro, já que vai comprar o necessário e evitar desperdícios.

Antes de partir para a ação e criar o seu cardápio, pense na sua rotina, no tempo que você vai dispor para preparar toda a comida e se prefere tirar um dia para fazer tudo e congelar para consumir aos poucos ou se o preparo será no próprio dia.

O próximo passo é pensar na variação do cardápio. Uma forma fácil de fazer isso é separar os alimentos por categoria, como mostro no exemplo abaixo:

  • O básico: São os alimentos base como arroz e feijão, por exemplo. Você pode variar explorando os diferentes tipos de grãos disponíveis na sua região, para não ficar sempre no arroz branco e feijão tradicional.
  • Acompanhamentos: É tudo aquilo que vai incrementar o seu prato, como por exemplo: creme de milho, purê de batatas, batata sauté, bolinhos de arroz, polenta, salpicão, etc.
  • Saladas: inclua sempre algum tipo de salada no seu cardápio, principalmente o padrão: alface e tomate. Você também pode complementar sua salada com outros vegetais e legumes, como cenoura, beterraba, maionese de batata, couve, etc.
  • Massas: Além dos diversos tipos de macarrão existentes no mercado, você pode incluir nhoque, lasanha, ravióli, canelone, panqueca, etc. A variação também pode ocorrer no molho servido, como molho vermelho, molho branco, molho rosé ou molho siciliano – lembrando que você também pode incluir algum tipo de carne no molho, como carne moída, atum, bacon, entre outras.
  • Carnes: Um bife acebolado é delicioso, mas tente sair do óbvio e escolha outros tipos de carnes como lingüiças, peixes, frutos do mar, etc. Explore todas as formas de preparo da carne, como cozida, assada e frita, por exemplo.

 

Se você não tem o hábito de cozinhar em casa ou não se acha muito criativa para elaborar pratos menos comuns, visitar blogs de gastronomia e ter um caderno de receitas facilitará muito a sua vida.

Outra coisa que facilita muito é ter, sempre à mão, uma listinha de compras e um espaço para anotar todos os pratos que serão preparados.

Como a nossa missão aqui na MagiClean é sempre descomplicar e otimizar o seu tempo, preparamos um Planner para você imprimir e se organizar melhor.

Clique AQUI para fazer o seu download, gratuitamente.

 

___________________

Você conhece a MagiClean?

Somos uma empresa especializada em serviços de limpeza residencial e corporativa. Cuidamos da sua casa com toda a atenção e carinho, para que você otimize seu tempo e viva o melhor da vida, fazendo tarefas que te dão mais prazer.

Atendemos as cidades do Rio de Janeiro e Niterói e você pode ter mais informações sobre os nossos preços e serviços >> AQUI <<

Leave a comment